A Prefeitura de Alto Araguaia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou nesta sexta-feira (26) a entrega da premiação aos agentes culturais contemplados pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Lei Aldir Blanc 2026. Ao todo, R$ 33,5 mil foram destinados a 20 fazedores de cultura do município, fortalecendo diferentes segmentos artísticos e culturais. A Política Nacional Aldir Blanc é uma iniciativa do Governo Federal, executada em parceria com estados e municípios, com o objetivo de fomentar a cultura, apoiar profissionais do setor, fortalecer espaços culturais e impulsionar a economia criativa em todo o país. A secretária municipal de Educação e Cultura, Kátia Almeida, destacou que a seleção dos contemplados foi precedida por um processo democrático de escuta pública, garantindo a participação dos agentes culturais na construção do edital. “Este é um momento muito especial para a cultura de Alto Araguaia. Realizamos uma escuta pública e tivemos a satisfação de contemplar 20 agentes culturais que atuam em áreas como artesanato, música, gastronomia, audiovisual, dança e tantas outras manifestações culturais. São pessoas que mantêm viva a identidade cultural do nosso município e merecem esse reconhecimento”, afirmou. Durante a cerimônia, o prefeito Jacson Niedermeier ressaltou a importância do incentivo público para o fortalecimento da cultura local. “Hoje é um dia muito especial para Alto Araguaia. Quero parabenizar a secretária Kátia e toda a equipe da Educação e Cultura pelo excelente trabalho realizado, garantindo que esse recurso chegue a quem realmente faz cultura no dia a dia. Sabemos da importância desse fomento para que os artistas e produtores culturais possam continuar desenvolvendo seus projetos e contribuindo para a valorização da nossa história e das nossas tradições. Cabe ao Poder Público incentivar e apoiar essas iniciativas”, destacou o prefeito. Entre os contemplados está a professora de música Dilla Fernandes, que celebrou o reconhecimento e o incentivo recebido. “É uma alegria muito grande para nós, que fazemos parte da cultura, receber esse reconhecimento. Esse recurso vem para incentivar e fortalecer quem atua na área. Estou muito feliz e grata pelo apoio da PNAB, do Governo Federal e da Prefeitura de Alto Araguaia. Espero continuar contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento cultural do nosso município e de toda a região”, afirmou.


























